sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Campanha de vacinação contra o sarampo termina hoje


Segue até hoje sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) a campanha de vacinação contra o sarampo. Até o momento, foram vacinadas 256.055 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (92,22%).

A expectativa é vacinar, no mínimo, 95% do público total, de 244.351 meninos e meninas, em 16 municípios prioritários: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Sirinhaém, Caruaru, São Joaquim do Monte, Garanhuns, Petrolina, Condado e Goiana. Esses municípios merecem prioridade pelo fato de, nos últimos três meses, terem casos confirmados ou em investigação em seu território.

Os pais ou responsáveis residentes nesses municípios prioritários devem levar os cartões de vacinação das crianças. Eles precisam estar atentos, pois apenas nos postos dessas 16 cidades a vacinação será feita a partir dos seis meses de vida do bebê. Nos outros municípios, a aplicação da vacina continua a ser realizada obedecendo a faixa etária habitual, definida pelo Ministério da Saúde – após um ano de vida da criança.

Os casos confirmados em Pernambuco apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba também apresentaram casos. A entrada de estrangeiros no país, potencializada pelos grandes eventos, facilita transmissão entre os territórios. Por isso, é importante manter a vacinação em dia e, assim, evitar a circulação do vírus em solo brasileiro.
 
Dados -  Desde 2000, Pernambuco não registrava casos autóctones, ou seja, com transmissão ocorrida dentro do próprio território. Em 2012, houve uma notificação, mas o contágio ocorreu na França. Em abril de 2013, começaram as primeiros registros e, atualmente, há 114 confirmações da doença. Os municípios com casos são: Abreu e Lima (04), Cabo de Santo Agostinho (25), Camaragibe (02), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararpes (05), Moreno (01), Olinda (06), Paulista (11), Pombos (01), Recife (19), Vitória de Santo Antão (09), Carpina (02), Escada (06), Primavera (01), Sirinhaem (02), Caruaru (01), Santa Cruz do Capibaribe (01), Aliança (01), Condado (02) e Goiana (14). Um óbito foi confirmado, de uma criança de 7 meses, residente em Moreno. Ela apresentava outros problemas de saúde associados, como desnutrição e baixa imunidade. No restante, os pacientes, grande parte formada por crianças, apresentaram quadro clínicos de baixa gravidade, com cura rápida logo após a assistência média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário