quinta-feira, 12 de março de 2015

Prefeitura firma parceria para transformar lixo do Mercadão em adubo

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho firmou uma parceria com a empresa Eco Trade Ambiental para implantar o projeto de compostagem do lixo orgânico produzido pelo Mercadão, principal mercado público da cidade. Nessa terça-feira (10/03), representantes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e da Superintendência de Abastecimento estiveram reunidos com a empresa para discutir os últimos detalhes para a execução do projeto. O encontro foi realizado no Centro Administrativo Municipal (CAM). Também houve uma visita técnica ao mercado.
parceria 2
 
Na primeira etapa, serão distribuídos nas ruas do Mercadão 40 coletores, cada um com capacidade de 120 litros, para depósito de lixo orgânico (restos de alimentos, verduras, frutos). O lixo coletado nesses recipientes será levado diariamente para um único coletor instalado fora do espaço, uma forma de diminuir os insetos e manter o mercado limpo. Na segunda etapa, a Eco Trade coletará periodicamente esses resíduos para transformá-lo em adubo orgânico, que será distribuído a agricultores familiares indicados pela Superintendência de Desenvolvimento Rural.

O secretário de Meio Ambiente, André Morais, enfatizou a importância desse projeto. “O município do Cabo ganha e muito com essa parceria para que possamos gerir da melhor forma os resíduos orgânicos produzidos pelo Mercadão. O prefeito Vado tem se preocupado com a gestão dos resíduos sólidos”, ressaltou o secretário.
 
parceria 3“Com a implantação desse projeto, o lixo orgânico desse mercado, que atualmente é descartado no aterro sanitário, vai agora servir para a agricultura familiar do município e vai também estar atendendo a lei de N° 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explicou o diretor comercial da Eco Trade Ambiental, Elmatan Araújo. “Será feito o estudo da área e em 30 dias os coletores começarão a ser instalados”, disse. “Essa parceria vai trazer muitos benefícios para o Mercadão. Quem frequenta a feira vai perceber as mudanças e melhorias”, concluiu o superintendente de Abastecimento, Clodovaldo Cavalcanti.
Texto e fotos: Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário