segunda-feira, 23 de março de 2015

Cabo desenvolve projeto piloto para informatizar trabalho dos ACSs

Vado_Entrega_Sistema_Informatizado_Tablets_ACS03_RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho implantou este mês um projeto piloto para informatizar o trabalho de pesquisa e monitoramento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município. Em parceria com a empresa NETSUS, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu o programa ACS Mobile, pioneiro no Brasil, onde o agente passará a utilizar tablets em vez de papéis para realizar o cadastro e acompanhamento das famílias atendidas nas comunidades.

A iniciativa faz parte da implantação do e-SUS, estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional, em substituição ao Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), instituído em 1998 no país. Nesta fase experimental, cinco ACSs receberam treinamento para utilizar o sistema instalado nos tablets.

Vado_Entrega_Sistema_Informatizado_Tablets_ACS02_RandyAugustoNessa quarta-feira (18/03), o prefeito Vado da Farmácia fez a entrega oficial dos tablets a quatro agentes comunitárias, no anexo do Centro Administrativo Municipal (CAM), na PE-60. “Essas experiências novas são muito válidas. Precisamos mesmo modernizar o sistema para dar mais agilidade e qualidade nos atendimentos”, destacou Vado.

Segundo o gerente da Atenção Básica do Cabo, Anderson Nunes, com o novo sistema, não será feito apenas o cadastro domiciliar, mas também o cadastro de cada indivíduo da família, uma forma de particularizar mais o atendimento e já visando a implantação no município do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que está sendo elaborado pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com Anderson, um dos principais objetivos é monitorar o trabalho dos ACSs. “Com esse sistema, teremos um maior controle das atividades desenvolvidas pelos agentes, saberemos quais ruas ele percorreu, quantas famílias e indivíduos ele está acompanhando”, frisou.

Vado_Entrega_Sistema_Informatizado_Tablets_ACS04_RandyAugustoO secretário Municipal de Saúde, Ricardo Marlon, falou da importância deste projeto. “Além de otimizarmos o trabalho dos ACS, que terá uma ferramenta moderna para realizar seu trabalho com mais agilidade e organização, vamos diminuir o gasto com folhas de papel”, ressaltou ele. Os tablets foram adquiridos com recursos próprios.
O projeto já está se destacando a nível estadual. Ainda nessa quarta-feira, o gerente da Atenção Básica do município foi apresentá-lo à Gerência Regional de Saúde (Geres) da Secretaria Estadual de Saúde. “Vale salientar que estamos utilizando dois modelos em substituição ao SIAB, o E-SUS, ainda utilizando papel, com a Coleta de Dados Social (CDS), e o Eletrônico, na Unidade da Bela Vista 1”, finalizou Anderson. Atualmente, mais de 200 ACSs atuam no município do Cabo.
Texto: Raíza Muniz
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário