sexta-feira, 20 de março de 2015

Betinho Gomes defende que médicos brasileiros assumam lugar dos estrangeiros

Deputado federal cabense revela que, no último dia 12, encaminhou requerimento ao Tribunal de Contas da União, solicitando a apuração da situação do Programa Mais Médicos e como os seus recursos estão sendo utilizados (Luis Macedo – Câmara dos Deputados)
 
Entre tantas denúncias já apresentadas contra o Programa Mais Médicos, sem dúvida, afirma o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), ser muito grave a que foi apresentada recentemente pelo Jornal da Band. O telejornal denunciou que o governo mascarou a real intenção do programa, a qual era a de beneficiar o governo de Cuba. “O governo brasileiro nega a denúncia. Então, por que o Ministério da Saúde não substitui todos os profissionais estrangeiros pelos brasileiros?”, questiona o congressista.
 
O deputado ressalta que, antes das atuais denúncias, tomou conhecimento de que mais de 10 mil médicos brasileiros, que se inscreveram para participar do Programa Mais Médicos, não foram aproveitados pelo Ministério da Saúde. Com base nessa informação, o tucano revela que, no último dia 12, encaminhou requerimento ao Tribunal de Contas da União, solicitando a apuração da situação do Programa Mais Médicos e como os seus recursos estão sendo utilizados. Ao mesmo tempo, fez uma indicação ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, sugerindo o aproveitamento dos profissionais do país inscritos no programa em detrimento dos estrangeiros que atuam de forma temporária no Brasil.
 
Na indicação, o parlamentar ressalta que, em fevereiro passado, o Ministério anunciou a abertura de 4.146 novas vagas para o Programa Mais Médicos 2015 para as quais se inscreveram 15.747 profissionais brasileiros. “Uma notícia surpreendente, pois, o que se presumia é que os médicos brasileiros não tinham interesse em participar do programa”, comemora o congressista. Todavia, o questionamento que faz é sobre o porquê de o excedente – mais de 10 mil profissionais – ter sido descartado no lugar de ser aproveitado para substituir os estrangeiros? Atualmente, dos 14.462 médicos que atendem no Programa, apenas 1.846 são brasileiros formados no Brasil.
 
O deputado Betinho Gomes destaca que o referido programa tem por objetivo formar profissionais em atenção básica assim como promover a fixação dos mesmos profissionais em regiões desassistidas do país. “Portanto, qual o sentido de se manter os profissionais estrangeiros uma vez que os mesmos não irão continuar suas atividades em nosso país?”, indaga, fazendo questão de frisar que, ao contrário dos estrangeiros, os médicos brasileiros atendem exigências mais rigorosas para o exercício da Medicina no Brasil.
 
Ressaltando a sustentabilidade do Programa Mais Médicos e dos seus resultados para a população brasileira, o congressista solicita, junto ao Ministério da Saúde, a substituição dos profissionais do exterior pelos nacionais. “A minha avaliação é de que os mais de 10 mil médicos brasileiros inscritos no programa, que excederam o número de vagas ofertadas em 2015, devem ser aproveitados para substituir gradativamente aqueles do exterior”, argumenta o tucano.
 
Fonte: Assessoria do parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário