quarta-feira, 7 de maio de 2014

Em PE, barragens de Pirapama e Duas Unas atingem 100% da capacidade

Reservatórios do Grande Recife 'sangraram' na última quinta-feira.
Abastecimento na região está garantido até o verão, diz Apac.

Do G1 PE

Barragem de Duas Unas, em Jaboatão, atingiu 100% da capacidade (Foto: Reprodução / TV Globo)Barragem Duas Unas, em Jaboatão, atingiu 100% da capacidade (Foto: Reprodução / TV Globo)
 
As barragens de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, e Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes,  ambas cidades do Grande Recife, atingiram 100% de sua capacidade com a chuva dos últimos dias. "Desde ontem elas estão vertendo e todas têm uma margem bastante confortável  para o verão", explicou Patrice Oliveira, gerente de meteorologia e mudanças climáticas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Em sobrevoo realizado pelo Globocop nesta sexta-feira (02), é possível ver o excedente da barragem Duas Unas e o bom volume de água armazenado em Tapacurá -- que acumula, no momento, 63% da capacidade. Em comparação com o ano passado, quando Pirapama só sangrou em julho, este ano os 100% de capacidade foram atingidos dois meses antes.

Grupo é flagrado tomando banho em barragem de Pernambuco (Foto: Reprodução / TV Globo)Grupo é flagrado tomando banho em barragem de Pernambuco (Foto: Reprodução / TV Globo)
 
O sobrevoo também flagrou um grupo de homens tomando banho em Duas Unas, prática que não é recomendada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), mantenedora da barragem. A empresa informou que as barragens têm uma extensão muito grande e as equipes, quando fazem o monitoramento, pedem para as pessoas se retirarem.

Segundo os dados da Apac, as nove barragens da Região Metropolitana estão com nível considerado satisfatório. “A gente avaliou que, para os próximos três meses, ou seja, maio, junho e julho, vai chover em torno da média ou acima dela, uns 900 mm. Pode ser que passe algum desses três meses sem chuva e depois, nos outros dois, venha com tudo”, afirmou Oliveira. Caso a previsão se confirme, todas as barragens vão estar cheias até julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário