segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Polícia Federal realiza palestras sobre internet segura no Cabo de Santo Agostinho

 / Foto: Divulgação/PF

Foto: Divulgação/PF


A Polícia Federal irá realizou duas palestras nesta terça (11) em comemoração ao Dia Internacional da Internet Segura. As apresentações aconteceram no bairro de Pontes dos Carvalhos, em Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Às 10h, a PF esteve na Escola Manoel Davi Vieira da Costa e agora a tarde 15h na Reginaldo Loreto. As ações visam orientar pais e filhos em como se proteger de ataques de pedófilos e outros crimes utilizando a rede mundial de computadores.
As palestras são desenvolvidas ao longo de todo o ano pela Polícia Federal em Pernambuco e quem quiser solicitar apresentações (empresas, escolas, órgãos públicos, igrejas) sobre uso da internet segura devem fazer contato através do fone (81) 2137.4076 e fazer sua solicitação. As palestras são gratuitas.
 
INTERNET SEGURA - O dia internacional da internet segura vem sendo organizado pela rede INSAFE (rede europeia sobre a consciência do uso responsável e utilização segura da internet e dispositivos móveis para jovens) desde o ano de 2007. A data existe com o objetivo de promover o uso seguro e responsável das tecnologias online e telefonia móvel, em especial visando uma maior proteção de crianças e adolescentes de todo o mundo. Neste ano participarão das comemorações mais de 100 países, inclusive o Brasil que escolheu como slogan da campanha a frase: “CONSTRUINDO JUNTOS UMA INTERNET MELHOR”.
 
Nestas palestras, pais são orientados por especialistas da PF em como devem identificar possíveis sinais de ataques de pedófilos através do comportamento da criança. Também são informados sobre vigilância no acesso à internet e os filhos recebem informações de segurança ao utilizar páginas de relacionamento, bem como as estratégias utilizadas por pedófilos para atraí-los. Dentre as dicas em como utilizar sua página de relacionamento estão:
  • Vetar informação em demasia e o acesso de desconhecidos a fotografias e outros dados pessoais;
  • Evitar colocar fotos com pessoas (grupos de amigos), carros (a placa localiza o endereço), casa (mostra onde a pessoa mora) – nem informações pessoais – (telefones, endereços, CPF, etc);
  • Nunca incluir desconhecidos nos contatos;
  • Os pais devem atrair a confiança dos filhos através do diálogo sem qualquer tipo de repressão para que no primeiro sinal de perigo a criança possa sentir-se a vontade e procurar a sua ajuda;
  • A vida moderna exige que os pais tenham pelo menos conhecimento básico de internet;
  • Deixe o computador num local comum e visível da casa;
  • Se vetar alguma página explique as razões e os perigos da rede;
  • Os pais devem supervisionar os acessos dos filhos de uma forma discreta;
  • Há tempo para tudo. Não permita altas horas de exposição na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário