sábado, 28 de dezembro de 2013

Rota do Atlâtico adia cobrança do pedágio e a inauguração da nova via com destino à SUAPE e Litoral Sul



A partir do próximo sábado (04), os motoristas já poderão acessar um novo caminho com destino a Suape e Litoral Sul. Foram emitidas pela CPRH na tarde de sexta-feira (27) as licenças de operação do Complexo de Viadutos próximo ao Hospital Dom Helder e do chamado Contorno do Cabo, nova via com cerca de 8 quilômetros de extensão, que desafogará o trafego na PE-060. Com a autorização para operar o novo trecho, a Concessionária Rota do Atlântico decidiu adiar por uma semana o início da operação de pedágio, prevista inicialmente para hoje sábado (28). Agora a cobrança começará no sábado seguinte (04), à 0h. "Com a emissão das licenças, decidimos iniciar a cobrança só após a inauguração do novo trecho para proporcionar aos motoristas mais conforto e agilidade em sua viagem", anuncia o diretor-presidente da Concessionária, Elias Lages.
 
Mesmo com o adiamento, os usuários do sistema viário podem continuar usufruindo normalmente dos serviços da concessionária, como o Centro de Controle Operacional (CCO), com o monitoramento por câmeras, e o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), com atendimento 24 horas por guinchos leve e pesado, ambulância de resgate, viaturas de inspeção de tráfego, caminhão pipa para combate a incêndios e limpeza de pista, além de veículo para remoção de animais soltos. O usuário pode acionar os serviços de emergência pelo 0800-031-0009, de telefones móveis ou fixos.
O Complexo Viário concessionado contemplará um total de 43 quilômetros de extensão, que começa na BR-101, na altura do Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, facilitando acesso à Praia de Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe e Maracaípe, por exemplo.
Nesta primeira etapa será inagurado trecho da concessão iniciado na BR-101 Sul, com o complexo de viadutos, próximo ao Hospital Dom Hélder Câmara. A via segue pelo Contorno do Cabo até a PE-028, sob onde se localiza um novo viaduto para a ligação às TRD-Norte e Sul, em Suape, com um total de cerca de 9 quilômetros, até a rotatória conhecida como Curva do Boi, onde começa a VPE-052, estrada com 4,6 quilômetros que segue até a PE-060. Em janeiro está prevista a inauguração da nova estrada de 5,5 quilômetros, que liga Suape à PE-038, em Nossa Senhora do Ó, e até o final do primeiro semestre de 2014 deve ficar pronto o acesso à Ilha de Cocaia, com cerca de 13 quilômetros.
Se comparada à PE-060, o novo percurso iniciado nas imediações do Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, reduzirá o trajeto para as praias do Litoral Sul em 8,4 quilômetros, representando uma economia de 30% no percurso e de pelo menos 20 minutos, considerando a velocidade permitida de 100 Km/h, com vias duplicadas, com sinalização e pavimentos requalificados.
 
A tarifa básica para o acesso à rodovia administrada pela Concessionária Rota do Atlântico será de R$ 5,60. A tarifa básica representa o preço para veículos de passeio e a tarifa cobrada por eixo no caso de veículos de grande porte. Motos pagam metade. Com cinco praças de pedágio, distribuídas nos acessos ao sistema, a cobrança será feita de forma unidirecional: o veículo só paga uma vez, para entrar , permitindo a circulação por todo o complexo viário, de Suape a Nossa Senhora do Ó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário