terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Festa da Ouriçada acontece nesta sexta-feira na Praia de Suape

 
A tradicional Festa da Ouriçada, do Cabo de Santo Agostinho, promete agitar visitantes e moradores da cidade nesta sexta-feira (13/12), a partir das 17h, na Praia de Suape. O evento que este ano chega a sua 53ª edição, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, e marca as festividades em comemoração ao Dia de Santa Luzia.
 
O evento é promovido por uma comissão de moradores da praia de Suape. As festividades já começam nesta terça-feira (10/12), com o tríduo (celebração religiosa com duração de três dias) de Santa Luzia, a partir das 19h30. Já na sexta, as comemorações se iniciam, às 8h, na Ilha de Cocaia com a pesca de ouriços, seguida da procissão da bandeira de Santa Luzia, às 16h. O encerramento da festa ficará por conta de duas atrações musicais, a partir das 17h.
 
De acordo com o secretário de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, a festa da Ouriçada já um marco no calendário da cidade. “Diversas pessoas se encontram neste dia para desfrutar da farinha de ouriço e homenagear Santa Luzia”, destacou.
 
A festividade é uma tradição no município desde 1960, e é realizada sempre no mês de dezembro, alto período de pesca dos ouriços. No dia 13, os pescadores vão até os arrecifes e retiram os ouriços que são assados numa fogueira para serem misturados a uma farofa. Eles acreditam que, se forem à pesca nesse dia, podem ter os olhos furados por peixes. Portanto, ao invés de irem pescar, preparam a farofa com ouriços.

Confira a programação completa:

- 10, 11 e 12 (terça, quarta e quinta-feira)

 19h30 – Tríduo de Santa Luzia

- 13/12 (sexta-feira)

 8h – Pesca de ouriços (Ilha de Cocaia)

 16h – Procissão de Santa Luzia

 A partir das 17h – Bojo da Macaíba e Banda Como Antigamente (praça de Suape)

Texto: Thainá França

Nenhum comentário:

Postar um comentário