Estrutura faz parte dos benefícios oferecidos pela Concessionária Rota do Atlântico para os condutores que transitam pelas rodovias PE-009 e VPE-052
Os atendimentos aos condutores que trafegam pelas rodovias estaduais PE-009 e VPE-052, que integram o Complexo Logístico e Viário de Suape, serão mais rápidos a partir deste mês de novembro. O Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU) da Concessionária Rota do Atlântico começa a atuar na sua base operacional definitiva, localizada ao lado da sede administrativa da empresa, no km 38,5 da TDR Norte (PE-009), dentro do sistema viário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. A mudança de espaço vai proporcionar maior agilidade nas ocorrências e conforto para os integrantes que formam a equipe do setor.
O novo ambiente possui banheiros feminino e masculino, salas de apoio para os inspetores de tráfego e resgatistas, copa e uma sala para armazenar os materiais de sinalização utilizados no trabalho diário. Além disso, a edificação conta com um estacionamento apropriado para as viaturas que compõem a frota do SAU. Até então, a base provisória do serviço era situada ao lado do acesso principal de Suape, próxima ao viaduto entre a TDR Norte e TDR Sul.
A base operacional do SAU da Rota do Atlântico é o ponto de apoio para um grupo de 12 inspetores de tráfego e 8 socorristas, que trabalham em regime de escalas e plantões. Já a frota do SAU é composta por guincho pesado, guincho leve, ambulância de resgate, viaturas de inspeção de tráfego, caminhão pipa e caminhão multifuncional e o veículo de apreensão e resgate de animais na pista.
O serviço de auxílio ao usuário funciona no sistema viário concessiona do de Suape desde fevereiro de 2012, e, desde junho deste ano, esse atendimento ao condutor é disponibilizado 24 horas. Em casos de pane mecânica, acidentes, socorro médico e outras situações adversas na pista, o condutor do sistema viário pode solicitar o apoio do SAU ligando gratuitamente para o 0800.031.0009, telefone de emergência da Rota do Atlântico que funciona 24 horas.
Desde o início das atividades do SAU já foram realizados 3.730 atendimentos de ocorrências na via. As demandas vão de remoção de objetos na pista e acompanhamento e sinalização de obras no trecho concessionado, até o resgate de vítimas de acidentes e atendimentos do guincho para veículos com panes. Do total de situações, 3.085 são referentes à 2013 (até o mês de setembro), e, 645 o número de ocorrências atendidas em 2012.
Rota do Atlântico - É a empresa responsável pela modernização, manutenção, operação e administração do novo sistema viário que irá atender a região de Suape, localizada entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. A nova via
irá representar uma economia de tempo de cerca de 20 minutos, considerando a
expressa, a PE-009, segue da BR-101 Sul, na altura Hospital Dom Helder, até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó.
Além de atender os caminhões que seguem para o porto e as indústrias da área, será também o caminho principal para as praias do Litoral Sul, encurtando a distância em 8,4 quilômetros em relação à PE-060. A nova rodovia irá representar uma economia de tempo de cerca de 20 minutos, considerando a velocidade de 100 km/h da via expressa.
Com um contrato de 35 anos de concessão e investimentos de R$ 450 milhões, a concessionária ficará responsável pela manutenção do pavimento, dos dispositivos de drenagem, da faixa de domínio e também pela implantação e conservação de equipamentos de segurança como câmeras, radares, painéis de mensagem, placas de sinalização e iluminação. A Rota do Atlântico conta com Centro de Controle Operacional (CCO), com serviço de atendimento ao usuário e apoio ao caminhoneiro, monitoramento 24 horas e ambulância de resgate a acidentados.
O trecho concessionado inclui o complexo de cinco viadutos; uma nova rodovia entre Suape e a PE-038; a requalificação do acesso à Ilha de Tatuoca; a rotatória na Curva do Boi; o Contorno do Cabo; as TDR’s Norte e Sul e a VPE-052. O início das operações está previsto para este segundo semestre de 2013.
A Rota do Atlântico é formada pela Odebrecht Transport, uma empresa do Grupo Odebrecht, que tem como sócio o Fundo de Infraestrutura do FGTS, e pela Invepar, composto pela Previ, Petros, Funcef e OAS.
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