A boa performance do deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), que lidera as intenções de voto para a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, encontrou resistência em alguns distritos do município. O tucano seria derrotado pelo vice-prefeito Vado da Farmácia (PSB) em locais como Ponte dos Carvalhos (51% a 34%) e o Centro (44% e 38%). Em outros, Betinho registrou largas vantagens sobre o socialista, a exemplo de Pontezinha (70% a 15%), Enseada dos Corais (64% a 22%) e São Francisco (55% a 15%).
Todavia, a diferença de Betinho Gomes para Vado foi mais apertada juntamente no distrito onde o Instituto Exatta realizou mais entrevistas. Entre os 102 sondados no bairro da Cohab, 34% declararam voto para o tucano e 23% ficariam com o socialista.
O cenário contra o presidente da Câmara de Vereadores, Gessé Valério (PSB), foi mais folgado para o deputado estadual. Betinho saiu vitorioso em todos os distritos, incluindo Ponte dos Carvalhos (42% a 28%) e o Centro (44% a 13%), onde havia perdido para Vado. A grande “lavada”, segundo o pesquisador João Matos, ocorreu em Pontezinha, local em que o tucano registro 80% contra apenas 5% de Gessé Valério.
Nas praias, nova folga, especialmente em Gaibu, onde Betinho obteve 69%, enquanto o Gessé sequer foi lembrado pelos 13 entrevistados. Na Enseada dos Corais, o placar foi de 69% a 6% para o tucano, que saiu vencedor também na Cohab (38% a 10%) e São Francisco (49% a 21%). “Podemos dizer que Pontezinha é a principal trincheira de Betinho, e Ponte dos Carvalhos é a de Vado, embora Betinho ganhe lá de Gessé”, avalia Matos.
REJEIÇÃO
Dado importante para os estrategistas políticos, a rejeição aos principais nomes para a disputa no Cabo de Santo Agostinho também foi avaliada na pesquisa do Instituto Exatta. Nesse ponto, o nome mais rejeitado entre os 400 entrevistados foi o do secretário de Desenvolvimento Econômico, Abel Neto (PSB), com 32% de rejeição, seguido pelo radialista Batata (PSOL), que obteve 29%. Gessé Valério ficou com 27%, mesmo percentual da secretária de Programas Sociais, Edna Gomes (PSD). Já o deputado federal Fernando Ferro (PT), que transferiu o título para o Cabo no segundo semestre do ano passado, tem 23% de rejeição.
Betinho Gomes aparece com 26% de rejeição, enquanto Vado da Farmácia foi o menos rejeitado, com 20%. “As rejeições não têm tanto destaque. Só Abel passou dos 30%. A rejeição, no Cabo, está bastante nivelada, não parece ser um fator por onde se tirar vantagem”, ponderou João Matos. O pesquisador ressaltou que 15% dos entrevistados declararam não rejeitar nenhum nome, enquanto 11% não sabem ou não quiseram opinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário