segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Betinho lidera com folga no Cabo


Tucano teria 47% dos votos contra 25% de Vado; e 51% contra 13% de Gessé

06/02/2012 02:29 - MANOEL GUIMARÃES - Folha PE

O deputado estadual Betinho Gomes (PSDB) lidera com folga na disputa para a sucessão do prefeito Lula Cabral (PTB), no Cabo de Santo Agostinho. É o que revela pesquisa estimulada feita pelo Instituto Exatta e divulgada pela Folha de Pernambuco. O tucano abriu larga vantagem frente aos possíveis candidatos apoiados pelo gestor. Contra o vice-prefeito Vado da Farmácia (PSB), Betinho aparece com 47% e o socialista com 25%. Já no cenário em que enfrentaria o presidente da Câmara, vereador Gessé Valério (PSB), a vantagem de Betinho é ainda maior: 51% contra 13%. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de janeiro, com 400 entrevistados. A margem de erro máxima é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confibilidade é de 95%.

Nos dois cenários, também aparecem o radialista Batata (PSOL) e o deputado federal Fernando Ferro (PT). O primeiro apareceu com 5% na duas situações. Já o petista apareceu com 3% no cenário com Vado da Farmácia e 5% naquele com Gessé Valério. No primeiro cenário, 14% não votariam em nenhum dos nomes e 6% não sabem ou não declararam voto. No segundo, os percentuais foram de 19% e 7%, respectivamente.

Betinho também liderou a pesquisa espontânea, na qual apareceu com 16%. Nesse levantamento, o segundo mais lembrado foi o prefeito Lula Cabral, com 13%, que não poderá disputar nova reeleição. Vado da Farmácia foi o terceiro mais lembrado, com 7%, seguido pela secretária de Programas Sociais, Edna Gomes (PSD), com 3%; Gessé Valério, com 2%; Batata e Ferro, ambos com 1%. Outros nomes também foram lembrados, mas não alcançaram 1% na espontânea.

“Betinho está ganhando disparado na pesquisa. E se Vado não estiver concorrendo, aí é que ele abre mais de 50%, embora não seja necessário, porque não há segundo turno no Cabo de Santo Agostinho. Mas, logicamente, não há dados definitivos. Tudo ainda pode acontecer”, analisa o diretor de pesquisas do Instituto Exatta, João Matos.

GERAL
Em um terceiro cenário colocado aos entrevistados pelo Instituto Exatta, desta vez com todos os nomes da base de Lula Cabral, Betinho também lidera com vantagem. Nesta situação, o tucano obteve 40% das intenções de voto. O segundo colocado foi Vado da Farmácia, com 20%, seguido por Edna Gomes (10%), Gessé Valério (8%), Batata (3%), Fernando Ferro (2%) e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, Abel Neto (PSB, 2%). Este último é sobrinho de Lula Cabral.

Como segunda opção, Betinho ainda conquista 26% dos entrevistados que declararam voto em Vado da Farmácia e Gessé Valério, e 23% em relação aos que optaram por Edna Gomes. Por sua vez, o vice-prefeito conquistaria 19% dos votos de Betinho, mesmo percentual da secretária. Gessé, por sua vez, ficaria com 16%. Entretanto, 33% dos eleitores do tucano não optariam por nenhum outro nome ou não souberam escolher uma segunda opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário