terça-feira, 9 de agosto de 2011

Secretaria de Saúde do estado inaugura serviço de hemodiálise no Cabo


O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, inaugura, nesta terça-feira (09/08), às 9h, o primeiro serviço de hemodiálise do Cabo de Santo Agostinho, conveniado junto à Clínica de Diálise do Cabo (CDC), localizado na Rua Severino Bezerra Marques, n° 40, Centro – Cabo de Santo Agostinho. Com esse novo serviço, os pacientes da região não precisarão se deslocar até as clínicas do Recife para realizar o procedimento.

Com um total de 12 máquinas de hemodiálise, o serviço atenderá, a princípio, 66 pacientes do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. “Esse é um grupo que já estava de alta médica, mas continuava nos grandes hospitais e nos metropolitanos porque dependiam do tratamento, que não tinham acesso na região. Agora, eles poderão voltar às suas casas para realizar o procedimento”, explica a superintendente do Complexo Regulador da Secretaria Estadual de Saúde, Adriana Janô.

Para oferecer esse serviço aos moradores da região, a Secretaria Estadual de Saúde investirá, mensalmente, cerca de R$ 168 mil. Por ano, serão investidos mais de R$ 1,9 milhões. Atualmente, Pernambuco conta com cerca de 4,5 mil pacientes que utilizam o procedimento de Hemodiálise em toda a Região Metropolitana e interior.

Com a abertura da Clínica de Diálise do Cabo, sobe para 23 o número de serviços de hemodiálise vinculados ao SUS, em Pernambuco. Desse total, 17 estão localizados na Macrorregional do Recife, 3 na macrorregião de Caruaru e outras 3 na macrorregião de Petrolina. Desde 2009, que um novo serviço de hemodiálise não era aberto no Estado.

Ampliação
A Secretaria Estadual de Saúde espera ampliar, ainda mais, o número de vagas para hemodiálise no Estado. A expectativa é abrir vaga para mais 60 pessoas em Carpina e para outras 60 no IMIP de Salgueiro. As novas máquinas estão sendo habilitadas pelo Ministério da Saúde.

5 comentários:

  1. Nunca antes na historia deste municipio, uma gestão fez tanto pelos cabenses, pelo povo!

    Isso vem provar o avanço da gestão, o primeiro serviço de hemodiálise do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), conveniado à Clínica de Diálise do Cabo (CDC).

    ResponderExcluir
  2. Vale salientar que o investimento foi do Governo do ESTADO visando atender a demanda dos municípios do Cabo e Ipojuca.

    ResponderExcluir
  3. Peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeraí!
    Esse CDC é no Hospital Samaritano é?
    Please, alguém me responda!

    ResponderExcluir
  4. OK! Anônimo, vale salientar na gestão atual do cabo , óbvio, tem tambem a inteferencia do grande Lula cabral, o prefeito do trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Perguntar não ofende!
    Caro Virgolino, pra você Lula Cabral é Deus?

    ResponderExcluir