quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lula Cabral é condenado a pagar R$ 10 mil por assédio moral a funcionário público


Por Wilson Firmo

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PTB), foi condenado nesta terça-feira, 9, a pagar R$ 10 mil de indenização ao funcionário público Jairo Barbosa de Lima por assédio moral e danos morais. Também foi condenado em honorários de vinte por cento do valor da condenação.

De acordo com o documento, Jairo Lima denunciou o chefe do executivo alegando perseguição política, trabalhando sem função e chegou a ser lotado num cemitério público.

O juiz entendeu e acatou as denúncias como “autêntico desvio de função”, acrescentando que o prefeito constrangeu o funcionário na mídia local, ao dizer que Jairo Lima deveria “trabalhar junto dos mortos para parar de falar besteira”.

Na sentença, o juiz explica o seu entendimento sobre assédio moral, como sendo “tortura psicológica destinada a golpear a auto-estima do trabalhador, sobrecarregando-lhe de tarefas inúteis, ou deixando-o ocioso, humilhando-o, expondo-o ao ridículo, atingindo a dignidade da pessoa humana e minando sua saúde mental”.

Para Jairo Lima, a sentença “sepulta” comportamentos prepotentes e de conotação que beira as atitudes dos velhos coronéis, e que “há muito tempo a sociedade já expurgou da cena política”.

Recordando o caso
Servidor público há mais de 23 anos, Jairo Barbosa de Lima, já atuou como gerente de Cultura do município, e em 2006 chegou a ser lotado no cemitério de Ponte dos Carvalhos. Na época, denunciou o prefeito Lula Cabral que estaria praticando “ato de perseguição”.

O gestor, na ocasião, chegou a afirmar que não conhecia funcionário e que medida de transferência visava “adaptar o funcionário onde ele se adequar melhor”. “Agora ele está perto dos mortos para parar de falar besteira”, disse o prefeito, em matéria publicada no jornal Folha de PE, de 27/10/2006.

Ainda na época, Lima afirmava que a retaliação tinha sido intensificada no decorrer do período eleitoral, quando foi forçado a entrar em férias no mês de setembro, e ainda, sofrera com as transferências abruptas dos locais de trabalho.

“Sou do grupo político do ex-prefeito do Cabo, Elias Gomes (PPS). Nessa eleição, estava na campanha para deputado estadual de Betinho Gomes (PPS), que foi adversário de Everaldo Cabral (PTB), irmão de Lula Cabral, por isso sou perseguido”, revelou Lima.

A saga do empregado por diferentes órgãos da Prefeitura teve início quando ocupava um cargo dentro na Secretaria de Cultura, depois foi transferido para o Procon local, e finalmente foi relocado para o cemitério de Ponte dos Carvalhos, onde não encontrou uma função para desempenhar.

“Definiram que eu vinha para cá, só que não tenho nada para fazer. Nem água para beber tem aqui. No próprio Cabo temos um cemitério, ainda tenho que me deslocar para Ponte dos Carvalhos”, disse ele, à época.

o jornal registrou na época que o prefeito do Cabo, Lula Cabral, não conhecia pessoalmente o funcionário, mas que tinha conhecimento de seu histórico na Prefeitura.

“Nem conheço ele. Sei que foi gerente de Cultura com o prefeito anterior, mas não resolveu nada. Nenhum funcionário reclama, ele só vive falando mal”, afirmou Cabral.

Quanto ao fato das substituições da locação de trabalho, Cabral chegou a ser sarcástico. “Temos que adaptar o funcionário onde ele se adequar melhor. Agora ele está perto dos mortos para parar de falar besteira”, disse.

9 comentários:

  1. Não me surpreende, pois essa é a imagem que sempre tive do senhor prefeito do cabo prepotente, arrogante,exibido,cínico,vaidoso e um grande ditador.
    Não consigo imaginar o senhor todo poderoso Lula Cabral convivendo com uma critica, sem fazer a devida perseguição a quem o crítica.
    Uma vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  2. soube que uanderson melo também está processado por danos moraes daqui a ums dias também será condenado por falar merda a serviço de beicinho gomes.

    ResponderExcluir
  3. Realmente nada mais me surpreende nesse prefeito, tive muitos amigos que sofreram perseguiçao por causa de sua opiçao política. Para o nosso querido prefeito os funcionarios devem votar em quem o predeito deseja, lembro-me que na época da eleição amigos meus nao deveriao colocar adsivos nos carros que nao fossem de alianças do prefeito, onde fica o direito do voto de cada cidadão? Quero eu que ele vá se candidatar a prefeitura de Ipojuca acho que lá ele não ganha de jeito algum.Incompetente, arrogante, ditador.... entre outros elogios.

    ResponderExcluir
  4. Sou mais Roberto Russo, canditato a prefeito

    ResponderExcluir
  5. Uanderson é funcionário do gabinete de Betinho Gomes. Sabiam não???

    ResponderExcluir
  6. FOI POUCO DEVIA BOTAR PRA F NESSE SEBOSO PRA NUNCA MAIS ELE ASSEDIAR NIMGUÊM

    ResponderExcluir
  7. TRABALHA PIÃO->(LULA CABRAL)...

    ResponderExcluir
  8. NUM TENHO MEDO DE NINGUEM FALO O QUE EU QUERO...

    ResponderExcluir
  9. Por que voce continua se escondendo atráz do anonimato? por acaso é filhote do lula que se esconde atráz do poder para perseguir, assediar, humilhar e enrriquecer a custa da credulidade alheia? que deplorável!

    Jane de Souza

    ResponderExcluir