quinta-feira, 21 de julho de 2011

Enfim, PE-060 e BR-101 serão restauradas

Essa foto nos traz boas lembranças de quando a PE 60 era uma via transitável.



Designado pela presidente Dilma Rousseff para conferir a situação das estradas pernambucanas após pedido feito ontem pelo governador Eduardo Campos, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve hoje (20) no Recife para anunciar as obras de restauro de trechos da PE-60 e da BR-101. Os investimentos chegam a R$ 45 milhões e vão requalificar 70 km de pista nas duas rodovias.

As ações na BR-101 serão divididas em duas fases. A primeira delas engloba o perímetro urbano da rodovia. Serão restaurados 30 km, nos dois sentidos, entre a Vitarella, no Cabo de Santo Agostinho, e a Bombril, em Abreu e Lima. Além dos R$ 12 milhões já assegurados pelo Governo Federal, o ministro garantiu, em caráter emergencial, mais R$ 18 milhões para a rodovia. As obras terão início em setembro deste ano e devem durar seis meses.


Já para a PE-60, o ministro garantiu um aporte de R$ 15 milhões. Eduardo lembrou que desde a última enchente, ocorrida em junho do ano passado, a PE-60 vinha sofrendo com a sobrecarga de veículos. “Em janeiro passado já havíamos diminuído o tráfego na rodovia, quando as pontes lá em Palmares ficaram prontas num prazo recorde”, disse, ressaltando que as obras de restauro da PE-60 também beneficiam os motoristas que acessam o Complexo Industrial e Portuário de Suape, “onde todo dia só para a construção civil se locomovem 40 mil pessoas”.

As obras serão realizadas no trecho considerado como o mais crítico. São 10,2 km de pista, entre a antiga Coperbo, no Cabo de Santo Agostinho, e a entrada do Porto de Suape, incluindo as vias secundárias. O restauro será iniciado em setembro e terá duração de quatro meses.

4 comentários:

  1. Pelo menos é o que se espera. O montante foi anúnciado, agora q ñ se faça obra descartável e o dim dim do repassa ñ seja mantade para o bolso do Dnit e o restinho pra o bolso de lá se quem sabe dos donos do Estado.

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  2. Vamos aos cálculos:
    10% para o pessoal do MT
    10% para o pessoal do DNIT
    10% para o pessoal encarregado das licitações
    10% para os ordenadores das despesas
    Agora vamos aos itens técnicos.
    A empreiteira "vendedora" da licitação apresentará planilha técnica.
    Exemplo: Camada de asfalto (tipo)"será" com 3 cm de espessura.
    Realidade: camada de 1,5cm, normal desde que os fiscais levem a feira e o agrado toda semana.
    Prazo de entrega, durabilidade, garantias?
    *Não esquecer os adicionais devido:Problemas de solo, chuvas, dores de barriga ou uma doação para um projeto social.
    Terá e serão cumpridas?
    Ou será asfalto tipo tinta d'água: Choveu diluiu?
    Se tudo isso, todas estas previsões estiverem erradas, é um milagre

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  3. Logo-logo aparecera alguém do novo tempo para dizer que é mais uma ação de Lula e Everaldo Cabral.
    Aguardemos...

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