terça-feira, 22 de abril de 2014

Município inicia campanha de vacinação contra gripe nesta terça-feira

 
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta terça-feira (22/04) a campanha de vacinação contra a gripe para idosos, crianças, gestantes, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas. A principal novidade deste ano será a ampliação da faixa etária para o público infantil, com a imunização de crianças com idade entre seis meses e cinco anos. A meta é imunizar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação, que acontecerá até dia 9 de maio. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Eugênia Gama, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, a orientação da Saúde, mesmo para as pessoas já vacinadas, é procurar rapidamente um serviço de saúde.

DIA D – O dia “D” da mobilização será no próximo sábado (26/04), em todos os postos e centros de saúde do município. O público alvo da campanha tem até às 17h para receber a vacina.
Texto: Amanda Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário