sexta-feira, 14 de março de 2014

Contra poluição, Paris libera gratuidade de transportes públicos

Paris sob ar poluído nesta quinta-feira, 13 de março.
Paris sob ar poluído nesta quinta-feira, 13 de março.
REUTERS/Philippe Wojazer

RFI
Com níveis de poluição do ar recordes, Paris e as cidades dos arredores terão transportes públicos gratuitos da manhã desta sexta-feira até o domingo à noite. Na capital francesa, a prefeitura autorizou a partir desta quinta-feira (13), a gratuidade por um período de uma hora do sistema de aluguel de bicicletas públicas, conhecido como Vélib em Paris. A medida também vale para os carros elétricos Autolib.

“Considerando os riscos importantes para a saúde, decidi, juntamente com o governo, assegurar a gratuidade dos transportes públicos em toda a região durante o período do pico de poluição”, declarou o presidente da autoridade dos transportes da Ilha de França (região na qual se situa Paris), Jean-Paul Huchon.

A prefeitura de Paris também está em uma campanha contra os picos de poluição atmosférica. Nesta semana de temperaturas acima da média para o período, aliadas à falta de chuvas e vento provocam uma densa névoa de partículas poluentes no ar. Entre as medidas para tentar remediar a situação, a prefeitura decidiu reforçar promoção do transporte verde. No caso das bicicletas públicas, o passe diário, que custa normalmente 1,70€, será gratuito.

Todos contra a poluição
No caso do sistema de aluguel de carros elétricos, por uma hora, ele não custará nada para os assinantes do sistema. Os carros oficiais que não pertençam a serviços essenciais também não irão circular nesses dias.

Para estimular a população a usar os transportes coletivos, o estacionamento residencial nas ruas também não será cobrado enquanto durar o pico de poluição. “O episódio de poluição nos lembra que, mais do que nunca, é necessário que todos os atores se mobilizem para melhorarem a qualidade do ar e preservar a saúde dos habitantes”.

Revisão do limite
A velocidade máxima para os veículos de passeio será reduzida no período. Nas estradas da região parisiense, ela passará de 130 km/h para 110 km/h. No caso do periférico, via expressa que contorna Paris, a velocidade cairá para 60 km/h. Para assegurar que as medidas serão aplicadas, a polícia informou que vai reforçar os controles de velocidade nos próximos dias.

Além das medidas, as autoridades sanitárias francesas também recomendam que idosos, crianças e pessoas com a saúde frágil evitem exposição desnecessária ao ar livre.

Ao total, 30 departamentos franceses estão em estado de alerta por causa dos índices de poluição. Nesta sexta-feira, a cidade de Grenoble também adotou transportes públicos gratuitos enquanto durar a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário