quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Prefeitura monta esquema especial de mobilidade para Festival de Verão

acessoitapuama3

Com a expectativa de receber 50 mil pessoas em cada noite do Festival de Verão, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho montou um esquema para garantir a mobilidade dos motoristas e pedestres na praia de Itapuama. As modificações começam a partir das 18h desta quinta-feira (30/01), primeiro dia do evento, com as interdições parciais das ruas 01, 07, 12 e 13 que dão acesso à arena montada no calçadão da praia, e seguem até o domingo (02/02), com o encerramento dos shows, que são abertos ao público.
De acordo com o secretário de Defesa Social do município, Ricardo Marlon, a ideia é incentivar as pessoas a utilizarem o transporte público, que contará com mais 14 ônibus extras para fazer o deslocamento até a festa. “Em todas essas ruas só será permitido o estacionamento de veículos em 50% delas, a outra metade ficará livre para circulação apenas de pedestres, evitando assim o congestionamento”, explicou.

De acordo com o empresário da São Judas Tadeu, Zeca Faustino, a partir das 18h até às 21h, o intervalo dos ônibus que fazem a linha Itapuama será reduzido. Além disso, as linhas de Gaibu e Suape também reforçarão o trajeto, levando as pessoas até o local do evento. Após esse horário, os veículos ficarão estacionados no espaço em frente ao segundo calçadão de Itapuama, onde será feito o embarque e desembarque dos passageiros, e à medida que for chegando pessoas e lotando os coletivos, ele retornará para o Centro.

acessoitapuama5Ainda segundo Ricardo, haverá um espaço para estacionamento de veículos particulares na antiga estrada de Itapuama, que está sendo recuperada para facilitar o tráfego e servir como  via de acesso, além da avenida 2 de Enseada dos Corais e da via da Reserva do Paiva. “A estrada de Itapuama será mais um alternativa de acesso aos shows. Ela está ganhando uma área para estacionamento que comporta cerca de 2 mil veículos”, explicou.

Para quem vier curtir a festa de carro do Centro da cidade, poderá vir pela rodovia PE-60 e entrar na PE-28, onde terá as opções de pegar a estrada velha de Itapuama ou seguir mais a frente e entrar na portaria de Enseada dos Corais, seguindo pela Avenida 02, até chegar ao local do evento. Já quem vier de outras cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), além da primeira rota, poderá utilizar a PE-009 (via pedagiada da Praia do Paiva).

O espaço dos shows será fechado para garantir mais segurança aos presentes e contará com uma mega estrutura com dois palcos, que somam 448 m², subsequentes, diminuindo assim o tempo de espera entre um show e outro.

SEGURANÇA – Um esquema de segurança também foi montado para dar mais conforto e tranquilidade às pessoas. Em todos os dias haverá 50 Guardas Municipais, seis guarda-vidas, dez agentes da Defesa Civil, dez bombeiros civis, uma equipe com quatro agentes da Vigilância Sanitária e agentes do Controle Urbano.

Além disso, a Polícia Militar contará com efetivo de 70 homens, três viaturas da Rocam e uma do BPRV. Todo o festival será acompanhado em tempo real através de câmeras de vídeo-monitoramento no posto avançado da Guarda Municipal. Ao total, quatro câmeras foram instaladas para o evento, duas dentro da arena, uma no primeiro calçadão e outra na avenida principal.

SAÚDE – Nos dias do festival, haverá uma equipe da Saúde composta por 45 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Será montado um estande da Saúde que funcionará com o apoio da sede da Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade, de uma UTI móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e de duas ambulâncias estacionadas no entorno do evento.

Confira a programação completa dos quatro dias do Festival de Verão, através do link: http://www.cabo.pe.gov.br/index.php/festival-de-verao-comeca-nesta-quinta-feira-com-show-de-garota-safada/

Texto: Thainá França – Secom | Cabo

Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário