sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Agora é pra valer! Inicia amanhã operação do pedágio com novo acesso à Suape e Litoral Sul

 
A partir da 0h deste sábado (04), inicia a operação do pedágio no Complexo Viário de Suape, localizado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca. O trecho concessionado representa um novo acesso para o distrito industrial de Suape e praias do Litoral Sul, como Praia de Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe e Maracaípe. A tarifa básica para o acesso à rodovia administrada pela Concessionária Rota do Atlântico será de R$ 5,60. A tarifa básica representa o preço para veículos de passeio e a tarifa cobrada por eixo no caso de veículos de grande porte. Motos pagam metade.
 
Desde o último dia de 2013, no sistema de Soft Open, foram abertas para circulação de veículos duas novas etapas da concessão, os viadutos do complexo localizado ao lado do Hospital Dom Helder Câmara e a nova via construída de aproximadamente 8 km, intitulada Contorno do Cabo. Como isso, os condutores têm a opção de acessar Suape pela Via Expressa desde o complexo de viadutos na rotatória da BR-101 Sul, sem precisar passar pelo tráfego saturado da PE-060. 
 
Serviços e benefícios - A operação do pedágio no complexo viário de Suape compreende diversos serviços e melhorias na rodovia, como o Centro de Controle Operacional (CCO), com o monitoramento por câmeras, e o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), com atendimento 24 horas por guinchos leve e pesado, ambulância de resgate, viaturas de inspeção de tráfego, caminhão pipa para combate a incêndios e limpeza de pista, além de veículo para remoção de animais soltos. O usuário pode acionar os serviços de emergência pelo 0800-031-0009, de telefones móveis ou fixos.
 
Trecho sob concessão - O Complexo Viário concessionado contemplará um total de 43 quilômetros de extensão, que começa na BR-101, na altura do Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. Nesta primeira etapa será inaugurado o trecho da concessão iniciado na
 
BR-101 Sul, com o complexo de viadutos. A via segue pelo Contorno do Cabo até a PE-028, sob onde se localiza um novo viaduto para a ligação às TRD-Norte e Sul, em Suape, com um total de cerca de 9 quilômetros, até a rotatória conhecida como Curva do Boi, onde começa a VPE-052, estrada com 4,6 quilômetros que segue até a PE-060. 
 
Em janeiro está prevista a inauguração da nova estrada de 5,5 quilômetros, que liga Suape à PE-038, em Nossa Senhora do Ó, e até o final do primeiro semestre de 2014 deve ficar pronto o acesso à Ilha de Cocaia, com cerca de 13 quilômetros. 
 
Agilidade e economia de tempo - Se comparada à PE-060, o novo percurso iniciado nas imediações do Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, reduzirá o trajeto para as praias do Litoral Sul em 8,4 quilômetros, representando uma economia de 30% no percurso e de pelo menos 20 minutos, considerando a velocidade permitida de 100 Km/h, com vias duplicadas, com sinalização e pavimentos requalificados. Com cinco praças de pedágio, distribuídas nos acessos ao sistema, a cobrança será feita de forma unidirecional: o veículo só paga uma vez, para entrar, permitindo a circulação por todo o complexo viário, de Suape a Nossa Senhora do Ó. 
 
Assessoria de Comunicação da Concessionária Rota do Atlântico  Talita Vasques

Nenhum comentário:

Postar um comentário