terça-feira, 19 de novembro de 2013

Terceira edição do Horizonte Profissional premia aluno com bolsa de estudos em Universidade do Recife



 

Nesta segunda-feira (18), aconteceu a terceira edição da premiação de redações do projeto Horizonte Profissional no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco. Este ano, o primeiro lugar recebeu uma bolsa de estudos integral para qualquer um dos cursos oferecidos pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco juntamente com a Secretaria de Educação do Estado e o Complexo Industrial Portuário de Suape, tem o objetivo de levar estudantes do ensino médio de escolas de referência e técnicas da rede estadual para desvendar o que há por trás do gigante Complexo de Suape. Após as visitas, os jovens são estimulados a desenvolver uma redação, premiada no final de cada edição do projeto.

 
As 15 melhores narrativas, que este ano foram desenvolvidas a partir do tema “Pernambuco de portas abertas para o desenvolvimento social com qualidade”, foram premiadas de acordo com suas colocações. Os alunos que ficaram entre a 1º e 5º colocação foram premiados com um iPhone 4. Os escolhidos entre o 6º e o 10º lugar ganharam um iPod, já os que foram classificados entre o 11º a 15º lugar, receberam uma máquina fotográfica. Além disso, os estudantes também receberam certificados. As instituições de ensino dos cinco primeiros colocados ganharam um televisor.

 
Em 2013, o projeto atendeu 7.084 jovens de 154 escolas de Pernambuco. Dentro da Região Metropolitana do Recife, o Horizonte Profissional contemplou 11 municípios, levando estudantes de 89 escolas a Suape. Já no interior, foram 52 municípios, com a visita de 65 centros de ensino ao Complexo. No local, os grupos participaram de uma palestra institucional e receberam material informativo. Também percorreram o Centro Administrativo e o Centro de Treinamento, onde conheceram de perto as oportunidades diretas e indiretas de trabalho relacionadas às atividades portuárias. Além disso, os jovens ainda puderam conhecer os locais de preservação ambiental e a Zona de Preservação Cultural de Suape. As visitas aconteceram sempre no período da tarde.

 
A estudante Rita de Cássia Ferreira da Silva, da Escola de Referência em Ensino Médio de Joaquina Lira, do município de Aliança, foi a ganhadora da bolsa de estudos da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e decidiu cursar Engenharia Mecânica após visitar o Complexo de Suape. “Sempre tive vontade de fazer alguma Engenharia, mas não tinha decidido por qual ainda. Após visitar Suape através do Horizonte Profissional, conheci um pouco mais sobre a oportunidades de trabalho oferecidas e escolhi cursar Engenharia Mecânica para, no futuro, conseguir trabalhar em Suape. Receber a notícia que fui a ganhadora da bolsa de estudos me deixou muito emocionada. Não esperava por isso. Já estava feliz por estar entre os 15 finalistas, mas ser a grande premiada me surpreendeu muito ”, afirmou. 
Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, as visitas ajudam a entender o funcionamento do Complexo, além de despertar o interesse dos jovens em almejar uma oportunidade de trabalho no local. “O Governo do Estado se preocupa com diversos setores, mas, principalmente, com a valorização das pessoas. Com este projeto, percebemos o interesse crescente dos estudantes em conseguir um emprego no complexo. Durante as visitas e palestras eles conhecem cada detalhe do funcionamento de Suape, tiram as dúvidas e percebem o quanto são importantes para o desenvolvimento econômico do Estado”, concluiu.
 
O PROJETO – Criado pela Setur-PE, em março de 2011, o Horizonte Profissional é uma ótima oportunidade para os jovens que vão iniciar uma carreira, assim como uma boa maneira de pensar no aproveitamento da mão de obra local e qualificada. Durante as três edições, 16.293 estudantes dos municípios de Pernambuco estiveram no Complexo.

Confira a classificação:
 
COLOCAÇÃO
ESCOLA
MUNICÍPIO
NOME
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE BEZERROS
BEZERROS
ANTHONNY EWERTON MARINHO VASCONCELOS
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE JOAQUINA LIRA
ALIANÇA
RITA DE CÁSSIA FERREIRA DA SILVA
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROFESSOR JORDÃO EMERENCIANO
RECIFE
VITÓRIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ZUMBI DOS PALMARES
CABO DE SANTO AGOSTINHO
IVANE PEREIRA DE LIMA
 
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO WILSON DE ANDRADE BARRETO
RIO FORMOSO
MICILINE SILVIA PEREIRA VENTURA
 
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ADERICO ALVES DE VASCONCELOS
GOIANA
SÁVIO JOSÉ ALVES MACHADO
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ANDRÉ CORDEIRO
BREJO DA MADRE DE DEUS
YASMIN AURÉLIA MARINHO DA SILVA 
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROF. ALFREDO FREYRE
RECIFE
WILLIAM CÉSAR REGUEIRA DA SILVA
 
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMENON MAGALHÃES
RECIFE
DANÚBIA DE ASSIS
10º
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO GINÁSIO PERNAMBUCANO – INTEGRAL
RECIFE
ALLYSON MANOEL
11º
 
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
PAULISTA
LILIANE LOPES
12º
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO MARIA GAYÃO PESSOA GUERRA
ARAÇOIABA
ATALINE LUIS LOPES DA SILVA
13º
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JOÃO DAVID DE SOUZA
SANTA MARIA DO CAMBUCÁ
FLÁVIA MARIA DA SILVA SANTOS
14º
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE GRAVATÁ
GRAVATÁ
BIANCA CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA
15º
 
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO RENATO FONSECA
OLINDA
AYANNA MARIA FERRAZ DE MELO

SECRETARIA DE TURISMO DE PERNAMBUCO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Sabrina Albuquerque - Gestora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário