quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Reparo em cratera a BR-101 começa hoje

A cratera, que se abriu há quatro dias no km 93 da BR-101, em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, por causa das chuvas, começou a ser reparada ontem. Apesar de se tratar de rodovia federal, os serviços serão executados pelo município, conforme acertado na ultima terça feira em reunião entre a prefeitura, Dnit/Compesa e Copergás, que tem tubulações no local. A previsão é de que a rodovia seja liberada em até 15 dias. Enquanto isso, os motoristas continuarão impedidos de trafegar pelo trecho com destino à PE-60.

Em nota, o secretário de Infraestrutura do Cabo, Oswaldo Vieira de Melo, afirmou que inicialmente a pasta fará uma terraplenagem emergencial. “Uma máquina trabalhará quebrando e retirando o concreto da via”. Até o fim de agosto, a prefeitura contratará uma empresa para instalar um bueiro tubular quádruplo (equipamento usado para escoar a água) de 1,20 m de diâmetro. O serviço deverá começar em setembro. “Em seguida será feita a drenagem, e, por último, a colocação do asfalto. A obra tem prazo de conclusão de 90 dias”, diz a nota.

A cratera causa muitos transtornos à população. O motorista de transporte alternativo Edinaldo Martins, 39 anos, disse que o número de passageiros diminuiu. “Não sei ao certo de quanto foi o prejuízo, mas eu transportava cerca de 200 pessoas diariamente nesse trajeto e, por causa do buraco, só estou transportando cerca de 50”, disse. Moradores contaram também que os alagamentos na via são constantes.

O Dnit enviou nota informando que a erosão foi consequência do aumento do volume de água na Avenida Miguel Arraes e das casas construídas pela prefeitura no entorno. O órgão ressaltou que há um ano a prefeitura assinou Termo de Ajustamento de Conduta comprometendo-se a construir um novo bueiro e a se responsabilizar pela limpeza e manutenção da área. Também por meio de nota, a prefeitura informou que o convênio com a empresa contratada para fazer a obra foi cancelado porque os serviços não foram feitos corretamente. “A prefeitura, juntamente com o Ministério Público do Estado e a população da localidade, reajustou o Termo de Ajustamento de Conduta, viabilizando o início das obras para o começo de setembro”, diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário