sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Palestra na Câmara do Cabo discute desenvolvimento econômico e qualidade de vida

O Movimento De Olho no Futuro do Cabo – que envolve entidades populares e vários segmentos da sociedade cabense – promove nesta sexta-feira, 10, às 19h, na Câmara do Cabo de Santo Agostinho, a palestra “Desenvolvimento Econômico e Qualidade de Vida: direito do povo cabense”. A temática será apresentada pelo sociólogo e ex-secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Social, Arlindo Soares.

INTERAÇÃO> Clique na seta para escutar o convite
Spot Convite à paletra sobre desenvolvimento - dia 10 by deolhonofuturodocabo

A iniciativa já é a quarta, numa sequência de debates e reflexões que estão sendo organizados pelo Movimento, que desde o seu lançamento, em novembro passado, trouxe à tona temas como segurança e degradação do meio ambiente.

Cada palestra tem contado com um público de cerca de 300 pessoas, entre empresários, professores, donas de casa, estudantes, lideranças comunitárias, políticos.
“A gente tem procurado envolver praticamente todos os setores da nossa cidade. Há uma gritante constatação de que a falta de planejamento tem levando o nosso município a perder grandes oportunidades que o desenvolvimento de Pernambuco e particularmente de Suape está trazendo para cá”, avalia a coordenadora do Movimento, professora Ana Selma.

Ana Selma relata que vem crescendo o surgimento de dados que apontam baixos índices sociais da cidade e que têm comprometido seriamente a qualidade de vida de todos os cabenses.

“A falta de investimento e de visão administrativa, por exemplo, na questão de garantir qualificação profissional, tem gerado um cenário preocupante: a de vermos os nossos cidadãos sem bons empregos, geralmente com trabalhos de baixa remuneração”, relata Ana Selma.

Para ela, os melhores empregos estão sendo disponibilizados para um grande público, que vem de fora, “comprometendo gravemente a prestação de serviços, saúde, educação e mobilidade”.

O Movimento tem realizado a cada semana, além de palestras, uma programação extensa de reuniões temáticas e regionalizadas, que envolve todos os setores. Também estão ocorrendo as chamadas micro-reuniões nas casas, associações de moradores, igrejas.

“Como vê, a cidade está envolvida num grande fórum de debates. A cada encontro, temos reunido lideranças das comunidades que discutem em pequenos grupos as dificuldades de suas localidades e que buscam, de forma coletiva, apresentar propostas no sentido de melhorar a nossa cidade. É um trabalho de escuta atenta priorizando a voz e a opinião do cidadão”, diz Ana Selma.

No site do Movimento (www.deolhonofuturodocabo.com.br), há fotos, vídeos, artigos, notícias diárias de todas as articulações e agenda de mobilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário