segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

“É necessário pensar em ações inovadoras para reverter patamar social das pessoas”, defende especialista em palestra


Inovação e capacidade de ser ousado. Eis a síntese que dá o novo perfil de um gestor que se proponha a assumir o desafio de administrar uma cidade como o Cabo de Santo Agostinho.

Foi nesse nível de compartilhamento de ideias que foi marcada a palestra “Desenvolvimento Econômico e Qualidade de Vida: direito do povo cabense”, proferida pelo sociólogo e ex-secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Social, José Arlindo Soares, diante de um auditório lotado da Câmara do Cabo de Santo Agostinho, na noite desta sexta-feira, 10.

“Não basta apenas fazer mais do mesmo. É preciso romper o ciclo de pobreza através de estratégias inovadoras”, disse Soares, durante a palestra, que contou com a participação de lideranças de vários bairros do município, entre professores, religiosos, líderes partidários, entre outros. Entre os políticos convidados, estavam o deputado Betinho Gomes e os vereadores José de Arimateia e Ricardo Carneiro – o Ricardinho.

Profundo conhecedor da realidade de grandes transformações sofridas por diversas do mundo, o professor José Arlindo citou experiências exitosas de cidades da América Latina, como Bogotá e Medellin, na Colômbia.

Nelas, o especialista destacou que é possível, sim, mudar o rumo de uma cidade. O segredo? Investir profundamente na educação. Ele citou a tese da “reconversão social”, que pressupõe a ideia de fazer o cidadão elevar o seu patamar.

Numa segunda etapa do evento, aos participantes foi dada oportunidade de interagir com a elaboração de várias perguntas feitas ao professor José Arlindo, num debate rico e propositivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário