quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vereador Ricardinho e população comemoram liberação da ponte das vilas


Por Chárleston Noronha

Depois de quase 10 meses de muitos transtornos e prejuízos para o comércio local, a ponte das vilas, que fica ao lado da estação de trem de Santo Inácio, finalmente foi liberada pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho para o tráfego de veículos depois de receber um reforço em sua estrutura. O conserto da ponte era uma reivindicação constante por parte do Vereador Ricardinho (PPS) e dos moradores da região por ser a principal ligação entre várias comunidades.

Durante os meses em que esteve interditada, o parlamentar promoveu diversas ações na comunidade com o objetivo de reforçar a solicitação que fez a prefeitura para que o problema fosse resolvido. Três reuniões foram promovidas pelo político para debater o assunto. Os encontros foram realizados no auditório da igreja católica da Vila Social e contaram com a participação de centenas moradores. “Isso mostrou o interesse da população de resolver um problema que a prefeitura não estava dando a importância merecida”, disse Ricardinho.

A luta dos moradores pelo conserto da ponte e o importante apoio do Vereador Ricardinho, chamou a atenção da imprensa pernambucana e foi destaque em várias empresas de comunicação, entre elas a Rede Globo Nordeste, que esteve duas vezes no local, registrou o problema e cobrou uma solução ao governo municipal.

Na ocasião, a comunidade mostrou a sua revolta com muita criatividade. Eles espalharam balões pretos no local e confeccionaram um boneco vestido com um paletó e o colocaram sentado no início da ponte. O boneco batizado pela comunidade de “Lula tranca rua”, fez referência ao prefeito da cidade Lula Cabral e se tornou um símbolo da luta pelo direito de ir e vir.

Ricardinho também criou o “Placar de Controle Social” que registrou a contagem regressiva para o prazo dado pela prefeitura para a realização da obra. O placar em um grande banner, foi exposto na Rua Trapixe na Vila Social nas proximidades do Restaurante Chácara e despertou a curiosidade de quem passou pelo local pela ousadia e criatividade, além de ter sido um instrumento importante na cobrança por providências.
“Cumprimos o nosso papel como representante legítimo da população, cobrando do governo municipal a recuperação da ponte que é a principal ligação de várias comunidades e que durante os quase 10 meses em que esteve interditada causou grandes transtornos a comerciantes e comunidades, prejudicando também o serviço de transporte público municipal e intermunicipal que atende a localidade”, disse o parlamentar.

 
Ricardinho criticou a prefeitura pela demora em resolver o problema. “Isso mostrou mais uma vez a falta de compromisso e responsabilidade com os cidadãos cabenses que tiveram o direito de ir e vir, que é garantido pela Constituição Federal, tirado por quase dez meses”, afirmou.

 
O vereador fez questão de destacar a importância da participação popular na luta pelo fim dos transtornos. “Essa conquista só foi possível por causa da união e participação dos moradores que já não aguentavam mais tanto descaso. Fico feliz por saber que as nossas comunidades estão unidas para lutar por uma melhor qualidade de vida”, disse.


Os moradores das comunidades que estavam sendo prejudicados pela interdição da ponte comemoraram o fim dos transtornos e destacaram a importante participação do Vereador Ricardinho na luta pelo direito de ir e vir. “Ele cumpriu o seu papel de fiscalizar, além de ter promovido importantes reuniões na comunidade, mobilizando os moradores através do carro de som, distribuição de informativos e ainda trouxe a Rede Globo para ajudar a cobrar soluções”, disse o funcionário público federal, Jeferson Almeida que mora na Vila Santo Inácio. “Aquela idéia do placar de controle social também foi muito interessante”, elogiou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário