segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Elias Gomes disparado em Jaboatão

Tucano figura com 45% das intenções de votos, contra 17% de Collins


16/01/2012 00:39 - Manoel Guimarães


                                   
                                       Pesquisa de opinião - Jaboatão dos Guararapes


Candidato à reeleição, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), lidera com folga as intenções de voto no município com o segundo maior eleitorado de Pernambuco. É o que revela a pes­quisa realizada pelo Instituto Exatta, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e divulgada com exclusividade pela Folha de Pernambuco.
De acordo com o levantamento, o tucano tem 45% das intenções de voto na estimulada. Seu adversário mais próximo é o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PSC), que aparece com 14% das intenções neste cenário. O instituto realizou 500 entrevistas entre os dias 11 e 12 de janeiro, o que dá à pesquisa um grau de confiabilidade de 95%. A margem de erro é de 4,38%.

Seguem na lista o ex-prefeito Fernando Rodovalho (PRTB), com 4%; Paulo Varejão (PMN) e o vereador Robson Leite (PT), ambos com 3%; o ex-vereador Luiz Carlos Matos (PTB), com 2%, e o deputado estadual João Fernando Coutinho (PSB), com 1%. Por outro lado, 17% dos entrevistados declararam não votar em nenhum desses nomes, enquanto 11% não souberam ou não emitiram opinião. Elias Gomes também se sai bem na pesquisa espontânea. O prefeito tem 30% das intenções. Neste cenário, apenas Cleiton Collins e Robson Leite atingiram percentuais a partir de 1%, entre aqueles que foram lembrados. O social-cristão ficou com 2%, enquanto o petista registrou 1%. Porém, 16% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum candidato, enquanto 51% não souberam ou não quiseram opinar.

O único cenário desfavorável para o prefeito no levantamento é quando os entrevistados são indagados pela segunda opção, caso o candidato preferido não dispute o pleito. Cleiton Collins lidera este quadro, com 17%, ante os 8% de Elias. Fernando Rodovalho e Luiz Carlos Matos têm 6% cada, enquanto Paulo Varejão e Robson Leite registraram 5%. Nessa lista também figura João Fernando Coutinho, com 3%. Neste cenário, 32% dos entrevistados declararam que não dariam seu segundo voto para ninguém, enquanto 18% não souberam ou não opinaram.

“Se a eleição fosse agora, o prefeito Elias Gomes teria vencido já no primeiro turno. Ele está muito bem, e se você tirar os 28% que declararam não votar em ninguém, não souberam ou não quiseram opinar, deixando o universo de 72% dos votos válidos, Elias estaria eleito. E ele ainda está com uma grande vantagem, que é não ter concorrentes no momento. Comparando também com as pesquisas anteriores que temos, ele está em uma crescente. E quando um candidato está crescendo, dificilmente alguém bate”, analisa o pesquisador do Instituto Exatta, João Matos.

O pesquisador cita o otimismo da população como mais um elemento que favorece o gestor tucano. Dos entrevistados, 75% se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida que vêm levando. Questionados sobre perspectivas para o futuro de Jaboatão, 55% se dizem otimistas ou muito otimistas, enquanto 21% estão pessimistas ou muito pessimistas.

2 comentários:

  1. Esse é o melhor prefeito que Jaboatão já teve.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, Jaboatão não teve, Jaboatão tem e terá o melhor Prefeito em sua historia, como teve o Cabo de Santo Agostinho quando nosso Elias Gomes governou este municipio, mas logo teremos um novo tempo aqui no Cabo de Santo Agostinho com a eleição de seu filho Betinho Gomes Prefeito de nossa cidade.
    Abraços a todos que curtem este Blog.
    Vitório Guerra.

    ResponderExcluir