quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ciclo de reuniões revela problemas e apresenta soluções para o futuro do Cabo


O Movimento De Olho no Futuro do Cabo iniciou na noite da ultima terça-feira, 17, a segunda etapa de mobilização junto à população cabense com a realização de ciclo de reuniões temáticas e regionalizadas.

A estreia ocorreu na casa de recepções Flor de Macaíba, no distrito de Ponte dos Carvalhos. Cerca de 60 pessoas se reuniram e juntas debateram e discutiram temas como desenvolvimento social e econômico, gestão pública e interação com a sociedade e infraestrutura (habitação, saneamento, obras).

“Superou nossas expectativas e foi uma prova da capacidade inovadora e mobilizadora da nossa população que soube, com maestria, conduzir suas reflexões e expectativas em torno das questões do dia a dia. Foi um sucesso”, avaliou a pedagoga e coordenadora geral do Movimento, Ana Selma.
Organizados em quatro grupos, os participantes – formados por lideranças comunitárias, professores, estudantes, entre outros – se debruçaram na identificação de problemas mais significativos da comunidade de Ponte dos Carvalhos.

Na plenária montada, foram apresentados os resultados dos debates feitos em grupos. Entre os vários problemas detectados pelos próprios moradores, foram citadas ameaças como a diminuição de espaços de convivência e a grave e comprometida qualidade de ensino na rede pública instalada no distrito.
Duas especialistas em planejamento organizaram metodologia que facilitou na condução de registrar as várias impressões, expectativas e relatos dos participantes ante os desafios do atual cenário de suas realidades.

“Eu vejo coerência neste movimento. Vejo perspectivas de um futuro mais sorridente, de pessoas que olham pra gente com respeito e seriedade, nos vendo como seres humanos. Não somos máquinas de votos, simples eleitores. Com este movimento eu vejo a possibilidade de um resgate social e até mesmo um resgate da auto-estima que o povo do Cabo tem perdido ao longo desses anos”, disse a líder comunitária do bairro de Nova Era, Jane de Sousa.


                      


Assim como em Ponte dos Carvalhos, o ciclo de reuniões acontecerá em outras áreas do município. Na programação do Movimento, estão previstas também a realização de palestra e a realização de um grande seminário onde deverão ser alinhados o conjunto de proposições apresentadas pelos cidadãos cabenses.

Na agenda do Movimento, o próximo evento será uma palestra com o tema “Violência no Cabo de Santo Agostinho: Realidade e desafios”, a ser proferida por Murilo Cavalcanti, especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana. Murilo, que é formado em Administração de Empresas, já foi secretário de Segurança de Petrolina. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 23, na Igreja Cristo Rei, no bairro da Cohab.

De forma espontânea, vários cidadãos estão realizando reuniões em suas residências. Membros e simpatizantes do Movimento de Olho no Futuro vão até a esses lares realizar micro-reuniões, que tem o caráter de promover discussões sobre os problemas locais dessas pessoas. No ano passado, mais de 20 micro-reuniões foram realizada e agora em 2012 uma nova agenda foi elaborada.

Veja qual será a reunião mais próxima da sua casa e participe:

Ponte dos Carvalhos
Local: Casa de Josilene – Rua do Arame
Hora: 15h
Data: 19/01

Local: Bela Vista
Hora: 18h
Data: 19/01

Local: Casa de Silvio
Hora: 19h
Data: 21/01

Pontezinha
Local: Rua 34
Hora: 14h
Data: 20/01

Cohab
Local: Rua de Júnior Caboré
Hora: 14h
Data: 20/01

Centro
Local: Torrinha
Hora: 19h
Data: 24/01

Local: Casa de Ana do Mauriti
Hora: 19h
Data: 31/01

Local: Sapucaia Vila Aurino Xavier
Hora: 19h
Data: 07/02

Local: Malaquias
Hora: 19h
Data: 16/02

Charneca
Local: Rua 34
Hora: 195h
Data: 20/01

Local: Associação de Moradores
Hora: 19h
Data: 27/01

Charnequinha
Local: Casa de Nado
Hora: 19h
Data: 20/01

Jussaral
Local: Casa de Jack
Hora: 19h
Data: 20/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário