terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As meias verdades do Portal Turístico do Cabo


A Prefeitura do Cabo acaba de lançar na web um portal turístico da cidade (www.cabo.tur.br). Tudo elaborado com muito esmero. Algo tecnicamente digno de elogios. Layout impecável. É, sem sombras de dúvidas, de encher os olhos.


Pena que fica por aí. Pois a realidade é completamente diferente do que vem sendo propagada no portal. As praias do Cabo, infelizmente, passam por um processo vergonhoso de degradação. Faltam sanitários públicos, a poluição sonora tira o sossego dos moradores e dos veranistas e a violência toma conta nos finais de semana. Nem o último réveillon escapou de um assustador tiroteio.


As reservas florestais citadas como roteiro ecologicamente corretos para serem conhecidos, na verdade estão sendo devastadas por invasões de casas, a exemplo da Reserva da Mata do Zumbi. O Parque Armando Holanda Cavalcanti, antes um dos principais cartões postais da cidade, agora tá ficando um morro careca, sem verde e com casebres a decorá-lo.

Nossas pousadas viraram dormitórios para os empregados em Suape e. por falar em Suape, ganha um passeio de lancha quem encontrar um restaurante para se alimentar. Talvez o único roteiro digno no momento em nossas praias, como indica o belíssimo portal, são os esportes radicais: aqui é possível correr em ziquezaque se livrando de balas; pular crateras e esgotos a céu aberto; caminhar por horas a procura de uma vaga para se hospedar; fazer xixi a beira mar e ficar a ver imensos navios que singram a cada minuto as águas do nosso litoral. (Deus nos livre desses petroleiros e dos seus produtos/derivados).


O bem elaborado portal, pode até atrair o turista, mas dificilmente o manterá em nossas terras. Certamente deve ter custado uma fortuna. Dera esse dinheiro fosse o pagamento de um bom profissional que elaborasse um arrojado projeto para salvar o litoral cabense, que nos trouxesse de volta a nossa paz, o nosso sossego e, sobretudo, ainda conseguisse preservar o pouco do que ainda nos resta de beleza natural, e aí o gestor da nossa cidade, que muito tempo leva passeando pela Europa e conhecendo as praias do Caribe, iria à Brasília, de posse desse projeto, conseguir recursos e portando, nunca mais distribuir propaganda enganosa.


Jairo Lima

Um comentário:

  1. Jairo, concordo com você,é ser muita cara de paú gastar uma fortuna nesta publicação, isto é o que chamamos de propaganda enganosa, mais isto é o que vemos diariamente neste novo tempo vida pior do nosso municipio, só encontramos pontos turisticos, gastronomia , museus e monumentos históricos neste portal.
    Forte abraço.
    Vitório Guerra.
    De olho no futuro.

    ResponderExcluir