Uma comissão de trabalhadores de Suape foi recebida hoje, pelo presidente da Comissão de Cidadania, deputado Betinho Gomes (PSDB). A comitiva reiterou ao parlamentar o clima de tensão e medo que vem se instalando nas obras no Complexo de Suape entre operários e sindicatos, inclusive, os integrantes destacaram que a situação pode piorar nos próximos dias, uma vez que a categoria vem sendo obrigada a apoiar as propostas sindicais sob pena de sofrer represálias e até ameaça de morte.
Como exemplo, o grupo destaca o atentado sofrido há 15 dias pelo trabalhador José Adalberto da Silva, que participou do encontro com o deputado. Ele levou dois tiros, um de raspão nas costas e outro no pé. Outros companheiros, segundo a comissão relatou, também estão recebendo telefonemas ameaçadores.
Diante dos fatos, a comitiva solicitou providências como a intermediação para se agendar uma audiência pública no Ministério do Trabalho com todas as partes envolvidas no sentido de selar a paz nos canteiros de obras, assim como proteção policial para as pessoas que estariam sofrendo ameaças.

Deputados disputam espaço junto aos 40 mil trabalhadores de Suape e da Refinaria em greve
ResponderExcluirAlém do deputado estadual Betinho Gomes, o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) entrou na briga por espaço junto aos grevistas de Suape. Ele foi convidado pela Força Sindical para participar nesta sexta-feira da assembleia dos 40 mil trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e do Polo Petroquímico de Suape, que estão em greve desde o dia 2.
Ele participa também da condução das negociações, juntamente com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada de Pernambuco (SINTEPAV-PE), que acumula ainda a presidência da central sindical. A assembleia está marcada às 7h, no Consórcio Renest, e terá nova avaliação por parte dos trabalhadores de outra proposta da classe patronal.