VLT do Recife só circulará em 2013
O sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) será implantado no trecho compreendido entre as estações Cajueiro Seco e Cabo, em substituição ao trem diesel que percorre atualmente o trecho, numa extensão de 18 Km.
As obras já foram iniciadas e a expectativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é de no prazo de dois anos já estejam concluídas. O custo global está orçado em R$ 100 milhões, que contempla a recuperação da via permanente (trilhos e dormentes) e de duas pontes, duplicação do trecho entre as estações Pontezinha e Santo Inácio, construção de duas pontes com passarelas destinadas a travessia de pedestres sobre os rios Pirapama e Jaboatão.
Ricardo Beltrão, superintendente da CBTU-Metrorec, explicou que o sistema VLT vai oferecer maior conforto e agilidade a população daquela área que vem crescendo junto com o Porto de Suape. “É importante termos projetos de transportes que alcance toda região metropolitana do Recife”, afirmou.
Os VLT’s estão sendo fabricados em Barbalha no Ceará, pela empresa Bom Sinal que entregou o primeiro veículo para testes. Composto de três carros climatizados, movidos a diesel, com capacidade para transportar 600 passageiros em condições de conforto. Ao todo serão sete VLT’s ao custo total de R$ 56 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário