terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lula Cabral, com medo de candidatura de Betinho Gomes a Prefeito do Cabo

Por Manoel Guimarães
Da Folha de Pernambuco

A indicação do deputado estadual André Campos (PT) para a Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife pode trazer consequências para outros municípios. Segundo governistas, teria sido imposta a condição de que o petista abdique de disputar a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no próximo ano. Em 2008, ele concorreu, mas perdeu para o atual gestor, Elias Gomes (PSDB), que tentará a reeleição. O tucano, por sua vez, estaria negociando com os partidos da base do governador Eduardo Campos (PSB).

x


O PDT já aderiu à administração de Elias e passou a comandar a recém-criada Secretaria de Trabalho. O prefeito também convidou PT e PSB pa­ra compor a administração, o que contribuiria para minar a can­didatura de André Campos. Porém, a contrapartida exi­­gida pelos governistas remete ao principal adversário do tucano: o prefeito do Cabo de San­to Agostinho, Lula Cabral (PTB).“Elias convidou alguns partidos da base do Governo para participar da administração municipal. Mas para isso acontecer, ele teria que ceder também, e não lançar seu filho (o deputado estadual eleito Betinho Gomes/PSDB) para a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Essa foi a condição”, revelou um petista, em reserva.

Exercendo o segundo mandato, Lula Cabral não poderá concorrer em 2012 e três nomes disputam sua preferência na sucessão: o vice-prefeito Vado da Farmácia (PDT); a secretária de Programas Sociais do Cabo, Edna Gomes (PTB); e o presidente da Câmara Municipal, Gessé Valério (PTB). Vado saiu fortalecido no ano passado, após ter apoiado a candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), o mais votado naquele município. Os outros dois, entretanto, teriam a preferência de Cabral.

Porém, três partidos da base aliada estariam contrariados com o prefeito, e estudam lançar candidaturas. Segundo apurou a reportagem, a revolta de PT, PSB e PCdoB com Cabral teve início ainda na sua reeleição e ganhou novos capítulos em outubro passado. “O prefeito exonerou três secretários do PCdoB e um do PSB. Já o secretário do PT não representa mais o partido, mas foi transferido para a cota pessoal de Lula Cabral, e a vaga não foi reposta. Isso tudo um dia após a eleição. O prefeito queria que apoiássemos seu irmão (o deputado estadual reeleito Everaldo Cabral/PTB), mas o PCdoB seguiu a orientação da executiva nacional e pediu voto para Luciano Moura. Assim, a relação ficou estremecida”, contou a fonte comunista. “Por esse quadro delicado, a aliança de Jaboatão com a base governista pode não respingar no Cabo”, completou.

2 comentários:

  1. Lula Cabral esta com medo porque sabe que fez uma gestão enganosa e esta chegando a hora do povo do Cabo abrir os olhos pra isso por causa disso ele tem medo da candidatura de Betinho e em meio a o desespero tenta manipular os partidos de sua base mas o salto alto dele é tão grande que pelo o que podemos ver nem isso ele consegue.

    ResponderExcluir
  2. Ana Maria ....
    Ele não está com medo coisa nenhuma, pois tem certeza que fez um bom governo, os resultados, todos estão vendo aí. Escola Modelo, com padrão de primeiro mundo, hospital infantil, ruas calçadas, investimentos econômicos que cresce a cada dia e etc..., aonde que "Elias Gomes e Betinho" faria isso no Cabo??? Nunca fará..., pois já tiveram a oportunidade de tres mandatos e não fizeram. a oportunidade vem para as pessoas mostrarem seus trabalhos, e Lula Cabral mostrou que é um bom administrador, e tem o apoio total de 80% da população cabense. Quem não gosta da sua administração, são pessoas que não querem ver o desenvolvimento da cidade, e que são minorias neste momento. Portanto a vez de Betinho vai chegar..., mas não será nestes próximos anos, ele tem que amadurecer, a briga dele contra Lula Cabral, já virou pessoal, tá na cara! e isso é péssimo para a cidade. Espero ter sido bem clara!
    Um abraço

    ResponderExcluir