
Cabo de Santo Agostinho é um muncípio de Pernambuco pertencente a região metropolitana do Recife. Sua população estimada é de aproximadamente 185 mil habitantes.
A cidade de Cabo de Santo Agostinho está a 41 km de distância de Recife e é detentora de um dos maiores polos industriais de Pernambuco e um cenário de praias maravilhosas.
Segundo o historiador Lacerda a região do Cabo foi o primeiro local de descoberta do Brasil. Alguns pesquisadores dizem que antes de Pedro Álvares Cabral chegar na Bahia em 21 de abril de 1500 (descoberta oficial do Brasil), Vicente Pinzon já havia encontrado a bacia de Suape em 26 de janeiro de 1500, nomeando-a Cabo de Santa Maria de La Consolación. Nas escolas mantidas no Cabo esta versão é ensinada as crianças como sendo a oficial do descobrimento do Brasil.
A cidade do Cabo de Santo Agostinho é o maior centro industrial de Pernambuco.
Um complexo industrial foi construído ao redor do Porto de Suape para usufruir do próprio porto em si e também a infraestrutura de rodovias e ferrovias conectando Recife ao porto.
O turismo também é um importante setor da economia. Uma crescente infraestrutura de hotéis, restaurantes e outros serviços turísticos foram densenvolvidos nos últimos anos para atender aos visitantes atraídos pelas belas praias do sul de Pernambuco.
Cabo de Santo Agostinho é parte da região metropolitana de Recife, compreendendo os distritos de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Ipojuca, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Araçoiaba e Moreno. A cidade de Cabo de Santo Agostinho é responsável pela manutenção da Barragem de Pirapama, suprindo água para a região metropolitana de Recife.
Cabo de Santo Agostinho possui varias reservas ecológicas, e belas praias conhecidas em todo país, como Gaibu, Calhetas e Paraíso. Existem muitas opções para relaxar e praticar esportes aquáticos, como o surf. O verão as pousadas e hotéis recebem uma grande quantidade de turistas de todos os países do mundo.
Além das belas praias, outras opções do município são os monumentos históricos. Lá podem ser encontrados velhos engenhos entre eles o mais conhecido o Engenho Massangana que guardam parte da história do município. Outros pontos conhecidos são a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e as ruínas do convento carmelita, que datam do final do século XVI, e o Forte Castelo do Mar, construído em 1631 pelos portugueses com granito do próprio município do Cabo, para proteger a área dos holandeses.
O blog ainda aguarda um contato do Governo Municipal , para se pronunciar sobre as festividades do Descobrimento em nosso Municipio, Não esqueçam nossa história.
muito boa a explicação, estão de parabéns !
ResponderExcluirestou pesquisando sobre o cabo pra um trabalho do colégio e esse resumo me satisfez em tudo !
Uiia pra rapha intelectual kkkkk
ResponderExcluirBy: niine