terça-feira, 1 de outubro de 2013

Secretários municipais recebem comitiva de cidade catarinense

reuniaocamsec2Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho receberam, na tarde desta segunda-feira (30/09), o prefeito de Içara, município situado no sul de Santa Catarina, Murialdo Gastaldon. O gestor foi recepcionado pelos secretários municipais Lusivan Oliveira (Gestão Pública) e Marcos Germano (Planejamento e Meio Ambiente). O intuito da visita foi o de conhecer os impactos econômicos e sociais sofridos pelo Cabo com a instalação do Complexo Industrial Portuário de Suape.
 
“O município de Içara irá receber em breve um terminal intermodal e estamos estudando todos os impactos que isso trará para a região, por isso buscamos conversar com gestores do Cabo, cidade que está no território do Complexo”, explicou Murialdo, que estava acompanhado do vereador de Içara, Valdelir da Rolt, e do empresário Marcelo Christyano. “Nesta manhã conhecemos a estrutura do Porto de Suape e agora gostaríamos de saber as mudanças que esse empreendimento trouxe”, frisou.
 
O secretário Marcos Germano explicou detalhes sobre a implantação do complexo, que fica localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo, e entregou ao prefeito uma cópia do Plano Diretor da cidade. “Suape é um projeto de 40 anos, mas desde 2007 se desenvolveu de forma muito rápida. Atualmente, são mais de 40 mil trabalhadores só na refinaria”, comentou. “Todo desenvolvimento causa impacto. O comércio foi aquecido, grandes empreendimentos foram atraídos para o município, mas também temos enfrentado algumas dificuldades nas áreas de mobilidade e habitação, por exemplo”, frisou.
 
reuniaocamsec1O secretário Lusivan Oliveira falou sobre o aumento da receita e o impacto nos tributos municipais. “Atualmente o imposto que mais apresentou crescimento foi o ITBI (Imposto sobre transmissão de bens imóveis) e o ISS (imposto sobre serviços) também sofreu um grande impacto”, ressaltou.
 
O prefeito de Içara agradeceu às explanações e avaliou positivamente a reunião. “Agradecemos a oportunidade e se tivermos mais alguns questionamentos manteremos contato”, afirmou. “Também nos colocamos à disposição dos senhores para quaisquer esclarecimentos”, finalizou Lusivan.
 
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
 
Fotos: João Barbosa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário