quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Deputado Everaldo Cabral apresenta sua opinião sobre a emancipação de Ponte dos Carvalho

 


Ponte dos Carvalhos EC
Desde 11 de abril de 2011, tramita na Casa Joaquim Nabuco, Projeto de Lei de nº 161/2011 de autoria desse Deputado, que trata da emancipação política de nosso Distrito de Ponte dos Carvalhos. Todavia, o projeto continua aguardando a posição da comissão de Justiça, que por sua vez, também aguarda o parecer final de Brasília. Essa demora é explicada em face de exigências impostas no Congresso Nacional, afim de não permitir a “farra das emancipações”, fato ocorrido na década de 90 em todo país, onde muitos municípios foram emancipados e até hoje padecem pela falta de recursos e sobrevivendo apenas pelo Fundo de Participação dos Municípios.
 
No meu entender, não se pode emancipar nenhum lugar no Brasil que não ofereça condições mínimas de sustentabilidade. É cruel e desrespeitoso para com as famílias desse lugar onde apenas se titularia a condição de pobreza desses distritos. No caso de Ponte dos Carvalhos e Pontezinha, a situação é exatamente o contrário. São economicamente viáveis, possuem em seu território população superior a 80 mil pessoas, com amplas possibilidades – reais – de sustentabilidade econômica e de franca expansão de comércio, indústrias e serviços.  Além de ser o autor do projeto, lutei, luto e lutarei para que essa realidade seja concretizada.

O Distrito de Ponte dos Carvalhos já é um polo de logística. Possui estratégica posição no eixo de desenvolvimento econômico em Pernambuco, tenda em vista ser vizinha de SUAPE, com Rodovias federais e estaduais cortando sua área, sem esquecer a possibilidade de amplo leque de novos bairros residenciais, que, claro, deverão seguir um preceito básico: Primeiro as famílias que vivem em áreas de riscos e em condição de miséria deverão ser atendidas, afinal, não há progresso sem atingir o todo. Progresso em partes é discriminatório, é desumano.
 
Porque Ponte dos Carvalhos não repetirá os erros de alguns municípios criados na década de 90? Simples: Eles servem de exemplo do que não fazer.
 
Portanto, aguardo com muita esperança o texto final do Congresso Nacional, para que juntos, todos nós, de Ponte dos Carvalhos e Pontezinha, façamos a parte que nos cabe, que é lutar pela consolidação de um Novo Município, pujante e cheio de progresso e oportunidades para, em primeiro lugar, seus moradores e suas famílias, e assim Pernambuco terá mais uma célula de desenvolvimento e crescimento social, econômico e sustentável.
 
 
Everaldo Cabral
O seu Deputado Estadual de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário