quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CONSTRUINDO A PAZ

REFLEXÃO

 Por: Antonino Oliveira Júnior*

  É incontestável a vontade que todos demonstram em viver sem violência, cercados pela paz. Uma pergunta, no entanto, deve ser feita: O que está sendo feito, para que a paz tão desejada seja construída? A princípio, entendemos que a construção da paz é resultante de uma profunda transformação interior das pessoas, libertando-se do egoísmo, das ambições desenfreadas e, principalmente, da nefasta posição do “eu primeiro”.

A sociedade, como um todo, é muito complexa, por isso, preferimos situar nossas observações no tocante aos seguimentos religiosos. Como imaginar um mundo de paz, quando deparamo-nos, de modo especial, com lideranças religiosas que insistem na prática da intolerância, que se mostram incapazes de uma convivência harmoniosa com aqueles que optaram por um outro seguimento religioso, que não o seu?

  O Deus é o mesmo e no caso dos cristãos, Jesus é o mesmo, no entanto, não se consegue respeit...ar as diferenças e os possíveis equívocos que todos cometem, tornando mais profundo o fosso que separa uma religião da outra, deixando muito mais difícil a construção do mundo que se deseja.
Nada expressa mais amor do que o Evangelho de Jesus e nada caracteriza uma vida mais amorosa do que a Sua vida. Jesus é exemplo de justiça, harmonia, perdão, convivência, humildade, respeito e solidariedade...

  Reflitamos: tem sido essa a nossa prática de vida?
  É dessa forma que estamos saindo do discurso para viver o Evangelho? Será que temos sido suficientemente amorosos e acolhedores, na sublime missão de transformar pessoas e mudar o mundo?

  Chega de pedir tanto a Deus, de querer que Ele resolva as coisas por nós. Cada um tem que fazer a sua parte, dar a sua contribuição e, acima de tudo, acreditar e ter consciência de que a sua salvação depende da sua vivência e convivência com todos os outros. É preciso lembrar que é agora que preparamos a estrada por onde vamos caminhar quando o Pai nos chamar. Conviver com as diferenças, ser tolerante para com os que pensam diferente de nós, ter um coração voltado e aberto ao perdão (condição fundamental para o amor), são pilares sobre os quais será edificado algo diferente.
Conviver é o grande desafio do terceiro milênio. A partir daí, sim, vamos começar a construir a paz para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário