quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Atividades da Semana da Pátria reúnem bom público na Praia de Gaibu

 


desfileemgaibu01
Quem passou pela praia de Gaibu na manhã desta terça-feira (03/09) pôde presenciar mais um ato cívico em comemoração à Semana da Pátria. Promovido pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, o desfile reuniu centenas de pessoas da localidade, entre moradores, pais, estudantes e professores das escolas participantes, além de representantes da Secretaria de Educação, que organizaram o evento. A solenidade é alusiva à Independência do Brasil, celebrada no próximo sábado (07/09) e é realizada de forma descentralizada, passando por diversas localidades do município.


desfileemgaibu03O tema deste ano, “Cabo de Santo Agostinho, cidade do desenvolvimento. 136 anos de riquezas naturais que encantam o Brasil”, inspirou as apresentações na praia, dando destaque ao resgate da cultura local. Foram trazidos elementos como artesanato, os sabores da terra, a pesca para a caracterização do figurino das escolas. Além disso, o tema da pátria também foi trabalhado em sala de aula. O desfile, que reuniu duas escolas municipais, uma particular e uma banda marcial, partiu da Escola Municipal Desembargador João Paes e seguiu até a Avenida Laura Cavalcanti.
 
De acordo com um dos assessores da Secretaria de Educação, Ronaldo Santos, este é momento muito rico não só para os estudantes, “mas também para toda a população que pode vivenciar a pátria e a construção da cidadania”.


desfileemgaibu04Para a moradora da praia, Leopoldina Buarque, 59, presenciar este tipo de evento é como sentir que a tradição e o amor pela pátria continuam vivos. “Sempre acompanho os desfiles e parece que a cada ano eles capricham mais”, pontuou. Já o aposentado Elias de Oliveira,61, estava ansioso para ver os netos que iam desfilar. “É muito bom saber que eles estão podendo participar destas atividades que trazem um pouco da história do nosso país e do nosso município”, avaliou.



desfileemgaibu06À tarde, o ato cívico será realizado na Praia de Suape com a participação da banda marcial mirim da Escola Desembargador João Paes e da Escola Municipal Dr. Rui Barbosa. O desfile sairá às 13h, em frente à própria unidade de Ensino.


Confira a programação completa da Semana da Pátria:
04/09/13 Quarta-feira
13h- Charneca - Concentração: Trevo (Rua 34)

05/09/13 Quinta-feira
8h- Mercês – Concentração: Em frente a Escola Municipal Min.André Cavalcanti
13h- Bairro São Francisco – Concentração: Praça do bairro

06/09/13 Sexta-feira
13h – Cohab – Concentração: Ao lado da igreja católica

07/09/13 Sábado
13h – Centro do Cabo – Concentração: Avenida Historiador Pereira da Costa (Próximo a Secretaria de Educação)

11/09/13 Quarta-feira
8h – Vila Social – Concentração: Em frente a Escola Municipal Carmecita Ramos
Cidade Garapu – Concentração: Em frente a escola Benedito da Rocha
13h – Vila da Charnequinha – Concentração: próximo à caixa d’água

12/09/13 Quinta-feira
8h – Engenho Arariba de Baixo – Concentração: Em frente à escola
Usina Liberdade – Concentração: Em frente à usina

14/09/13 Sábado
8h – Pirapama – Concentração: Em frente à Escola Municipal Ana Maria
13h – Rosário – Concentração: Em frente à Escola Manoel Maria Caetano

15/0913 Domingo
13h – Jussaral – Concentração: Em frente à Escola Municipal Marquês do Recife

Texto: Loyane Farias –Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário