terça-feira, 27 de agosto de 2013

Município participa de aula inaugural do Programa Mais Médicos

        

index_medicosO secretário de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, Luís Lima, participou nesta segunda-feira (26/08) da aula inaugural do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O evento no aconteceu no auditório do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Vitória de Santo Antão. Na aula inaugural, estavam os 115 médicos estrangeiros que desembarcaram no Recife no último fim de semana para atuar como parte do Mais Médicos. São 96 médicos cubanos e 19 de outras nacionalidades, que devem atuar nas cidades de Pernambuco. Outros profissionais do programa também começaram nesta segunda em Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro.
 
A capacitação deve durar três semanas. Na atividade, médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior vão ter aulas de língua portuguesa e sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o coordenador pedagógico do programa, Paulo Santana, a aula inaugural é uma das formas de receber os novos profissionais. “Eles vão conhecer o SUS, a realidade do povo, o perfil epidemiológico do país e os principais problemas”, destacou.
 
No Estado pernambucano, o Cabo é segundo município que vai receber mais profissionais estrangeiros. Entre 115 profissionais, cinco devem atuar no município. O Cabo vai acolher três espanhóis, um uruguaio e uma brasileira formada na Espanha. Os profissionais devem chegar no início do mês de outubro para atuar nas unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade.
 
Para secretário de Saúde, Luís Lima, a chegada dos profissionais estrangeiros é de grande importância para a Atenção Básica. “A vinda desses profissionais vai reforçar a Estratégia da Saúde da Família e diminuir o fluxo nas unidades de emergência”, afirmou. Sobre o Programa Mais Médicos, Lima ainda comentou que “a troca de ‘saberes’ é de fundamental importância para a medicina no Brasil”. Na oportunidade, Luís Lima ainda deixou uma mensagem de boas vindas aos médicos que vão atuar no Cabo. “Estamos de braços abertos para recebê-los”, disse. “Tenho certeza que vocês serão bem acolhidos no nosso município. Recebam o abraço caloroso do prefeito Vado da Farmácia”, completou.
 
O médico espanhol David Jofre contou que, para ele, o programa é uma oportunidade interessante para exercer a medicina da Família. “Minha vida está solucionada e posso trabalhar tranquilamente no Cabo”, disse. Ele ainda comentou que está muito feliz em estar no país. “Estou muito contente por participar de um programa pioneiro no Brasil e muito ansioso para começar a trabalhar e conhecer as famílias do município”, afirmou Jofre.
 
TREINAMENTO – Durante a capacitação, 23 professores da UFPE e da Universidade de Pernambuco (UPE), além de três profissionais de língua portuguesa vindos da Bahia, estarão atuando na capacitação dos novos médicos. O médico tutor do programa Mais Médicos na UFPE, Rodrigo Cariri, acredita que os médicos estrangeiros não apresentaram dificuldades de comunicação.  Ele informou que apesar da língua portuguesa não ser prioridade, os professores estão preparando um dicionário de termos populares para deixar os estrangeiros em alerta.
 
Pela manhã, houve a apresentação dos profissionais e logo em seguida os médicos assistiram a um vídeo e discutiram o SUS. À tarde, os profissionais receberam a primeira aula de português com professores especializados.
 
Na capacitação, o grupo será dividido em três turmas. Os médicos vão apreender a formação do povo brasileiro e os aspectos sociais, econômicos e políticos do País, os protocolos e parâmetros médicos e os aspectos éticos e legais da prática da Medicina no Brasil.

Texto e foto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário